Deixe-se encantar com o imponente Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Património da UNESCO. Reviva a História de Portugal sob os arcos góticos do monumento que reúnem, em harmonia, os traços dos maiores génios da arquitetura e da arte da cantaria.
Contagie-se pela genuinidade e espírito afável das gentes da Batalha que lhe apresentarão o que de melhor oferece o Concelho. Delicie-se com a gastronomia típica que herda receitas repletas de sabor e de histórias de gerações. Aprecie a diversidade e a beleza das paisagens únicas com planaltos verdejantes e campos de cultivo. Explore os encantos do Maciço Calcário Estremenho e aventure-se pelas suas formações geológicas únicas.
A apenas a 3 minutos de Fátima e a 15 minutos da Batalha, as Grutas da Moeda apresentam-se como das mais belas de todo o país.
Iniciada a sua construção em 1514, por iniciativa do rei D. Manuel, possui um portal majestoso, da autoria do Mestre Arquiteto Boitaca.
Templo construído no Século XV e localizada na Freguesia da Golpilheira, onde se encontram sepultados Pero Gomes da Rosa, escrivão da Chancelaria do reino e seu filho, João Afonso.
Nesta singular ermida podem admirar-se ainda elementos decorativos pré-renascentistas na arquivolta do arco triunfal e nos fechos da abóbada da capela-mor.
Igreja centenária, cuja construção data de 1512, por ordem de D. Pedro, Bispo da Guarda. Conserva ainda alguns vestígios da sua arquitetura original, com especial das molduras de arcos de cantaria nos alçados laterais da igreja.
Construção que teve o seu início na segunda metade do séc. XIX, em 1862, durante o reinado de D. Luís. De traça neo-gótica, apresenta um tabuleiro retilíneo de 60 metros de extensão, assente em seis arcos quebrados, intercalados por contrafortes.
Eleito o melhor Museu Português, em 2012 e vencedor do conceituado prémio internacional Kenneth Hudson, o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) desvenda-nos uma interessante e paradigmática viagem com mais de 250 milhões de anos.
mais info em www.museubatalha.com
Localizado na Rebolaria, o Museu Etnográfico – Casa-Museu do Rancho Folclórico Rosas do Lena, reconstitui uma casa estremenha do século XIX, que apresenta um interessante núcleo formado por exposições permanentes de miniaturas etnográficas, instrumentos musicais, trajos, peças dos canteiros da Batalha, alfaias agrícolas e ferramentas de várias profissões. A marcação das visitas poderá ser feita pelos telefones 244 765 223.
O Museu de Oferendas ao Soldado Desconhecido, localizado no Mosteiro da Batalha, é o segundo núcleo museológico do Museu da Liga dos Combatentes. A sala com a coleção permanente das Oferendas ao Soldado Desconhecido e a sala do Capítulo com o Túmulo.
O horário de visitas é das 9h00 às 17h00 (Outubro a Março) e das 9h00 às 18h00 (Abril a Setembro).
A 500 metros do Mosteiro da Batalha, ergue-se um edifício singular. Há 600 anos, este foi o primeiro local escolhido por Nuno Álvares Pereira para travar o avanço do exército castelhano.
Mais info em www.fundacao-aljubarrota.pt
A apenas cinco quilómetros de Fátima, a Aldeia da Pia do Urso oferece aos visitantes uma paisagem natural verdadeiramente deslumbrante, onde o magnífico trabalho de restauro das habitações típicas não deixa ninguém indiferente. Esta é uma aldeia única, genuína, que recebe anualmente milhares de visitantes.
Nesta aldeia recuperada, está também instalado o primeiro ECOPARQUE SENSORIAL, um conceito inovador, que pretende levar até aos cidadãos portadores de deficiência, a possibilidade da apreensão do meio envolvente que os rodeia. A Aldeia foi premiada pelo Turismo de Portugal.
A Estremadura é marcada por fortes contrastes. Uma região, como alguns apelidam, “entre mar e serra”, que oferece a quem nos visita uma variedade infindável de paisagens que fascinam os olhares dos visitantes.
O Oceano Atlântico faz-se sentir bem próximo e, com ele, algumas das praias mais conhecidas de todo o país, tais como Nazaré, Vieira, Pedrogão, São Martinho do Porto ou Peniche.
Local espiritual, considerado, justamente, o Altar do Mundo, Fátima reveste-se de assinalável importância para todos aqueles que crentes, ou não crentes, auspiciam momentos de reflexão e de proteção espiritual.
Toda a região conserva ainda vestígios e estruturas dos tempos medievais, com imponentes castelos que testemunham tempos de lutas e de batalhas. Deixe-se contagiar por este pedaço de história e visite os imponentes castelos que a região bem conserva.
O Maciço Calcário Estremenho abrange as Serras de Aire e Candeeiros e representa a mais importante zona calcária de Portugal. O substrato calcário é o elemento fundamental da paisagem sendo possível observar diversos valores naturais, como grutas, algares, escarpas, campos de lapiaz, vales secos, polje e dolinas.